blog
Blog COMO ENTREGAR UM SERVIÇO SEMPRE NO PRAZO?
COMO ENTREGAR UM SERVIÇO SEMPRE NO PRAZO?
09/08/2019

Só quem é profissional autônomo sabe como pode ser complicado conciliar prazos apertados, pedidos de tarefas urgentes, ajustes em projetos que já estão em andamento com várias outras demandas do dia a dia, concorda?

Uma coisa é fato: sem um bom planejamento e organização, é praticamente impossível seguir o deadline e entregar um serviço com a qualidade que o cliente espera. E ninguém aqui quer colocar sua credibilidade e profissionalismo à prova por desorganização, né?!

Pensando nisso, hoje vamos compartilhar alguns passos importantes para cumprir prazos com tranquilidade e manter uma rotina de trabalho saudável. Acompanha só:

Comece organizando sua pauta semanal
Seguir uma pauta de trabalho é fundamental para priorizar as demandas mais urgentes e não perder tempo com coisas sem importância. Aqui você confere dicas para estruturar sua agenda da semana. 

Outro conselho que vale ouro é: conheça o seu ritmo de trabalho. Esteja atento à velocidade em que você desempenha suas atividades, para conseguir mensurar exatamente o tempo de execução de cada uma delas. Afinal, tempo é dinheiro!

Estipule prazos viáveis
Agora que você já sabe como estruturar sua agenda e segue uma pauta semanal, é importante prometer prazos que conseguirá cumprir. Por mais urgente que uma demanda seja, é fundamental ser honesto, respeitar os seus limites e informar as datas reais ao seu cliente.

Assim, sua conduta profissional e comprometimento dificilmente serão questionados.

Elabore um cronograma para controlar os prazos
Vale colocar alerta no celular, marcar no calendário, na agenda e até o clássico, mas infalível post-it. Sabendo exatamente o deadline de cada etapa de um job, é possível programar sua pauta com antecedência e dar conta de todas as demandas sem aquele stress de última hora.

Planilhas: as melhores amigas da organização
Se você ainda não é muito familiarizado com o Excel, a dica é investir na ferramenta o quanto antes. Os inúmeros recursos dessa plataforma permitem criar planilhas, abas e muitos outros esquemas que irão facilitar seus dias.

Você pode por exemplo, criar planilhas com projetos que estão em andamento, os que precisam de ajustes, os finalizados e os que estão na fila de espera para produção. Aí, é só mantê-las atualizadas e ver a vida melhorar!

Além disso, com esse cronograma sempre atualizado, você consegue verificar se terá condições de aceitar novos trabalhos naquele momento.

Dica extra: outros apps de gerenciamento de projetos, como o Trello, também podem ser grandes aliados na hora de planejar sua rotina de trabalho.

Invista no seu ambiente de trabalho
Está difícil se concentrar na sua casa? Experimente trabalhar um dia na semana em um coworking! Uma boa sugestão é escolher aquele dia mais atarefado para produzir de um escritório compartilhado, ou até mesmo, optar por uma sala privativa com sua equipe.

Aplicando essas atitudes na sua rotina, você vai ver como será muito mais fácil negociar prazos e entregar suas tarefas sem correria. Conhece alguma outra técnica para ajudar nessa missão? Conta aqui para gente nos comentários!

Erica Spengler Dietrich

Publicitária, redatora e coworker do Ace.

VENHA CONHECER O ACE!

+55 (41) 3019-0500

contato@acecoworking.com.br

Nosso Coworking fica na:
Rua Almirante Tamandaré, 500
Alto da Rua XV - CEP: 80045-110