blog
Blog POR QUE AS EMPRESAS DEVEM OFERECER MAIS FLEXIBILIDADE PARA SEUS COLABORADORES?
POR QUE AS EMPRESAS DEVEM OFERECER MAIS FLEXIBILIDADE PARA SEUS COLABORADORES?
3/08/2019

Fugir do dia a dia tradicional do escritório, conciliar atividades de lazer com as demandas do serviço, encarar o trânsito em horários alternativos. Quem não gostaria de ter uma rotina de trabalho mais flexível? A verdade é que, de acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), sete em cada dez brasileiros gostariam de possuir horários flexíveis em sua jornada, porém, apenas 56% tem essa opção em suas empresas.

Está claro que os modelos tradicionais de trabalho vêm mudando bastante nos últimos anos. Não apenas isso, como também, o perfil das pessoas que estão entrando hoje no mercado. O que os millennials buscam atualmente é traçar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, além de uma rotina adaptável e alternativa.

Apesar da mentalidade ter evoluído e o conceito de flexibilidade ser cada vez mais comentado, a maioria das empresas ainda é incapaz ou não está disposta a adaptar às demandas para esse novo perfil. Bill Gates entendeu isso há alguns anos e declarou: "A concorrência para contratar os melhores aumentará nos próximos anos. As empresas que dão flexibilidade extra a seus funcionários terão mais vantagem nessa área".

Mas nem tudo são flores! Antes de adotar esse modelo e permitir que os colaboradores façam sua própria rotina, é preciso organização e comprometimento de todas as partes. A empresa deve avaliar se de fato seus funcionários possuem esse perfil e acompanhá-los mesmo a distância, para se certificar de que os projetos serão entregues no prazo e com qualidade.

Mas então, quer mais motivos para sua empresa oferecer opções de trabalho flexíveis? Olha só:

Menor rotatividade
Esse modelo gera uma relação de lealdade e confiança entre o colaborador e a empresa, assim, diminuindo o índice de turnover.

Satisfação e produtividade
O ambiente de trabalho torna-se mais leve, propício à inovação e criatividade. Além disso, a produtividade dos funcionários aumenta, pois conseguem equilibrar a vida pessoal com o trabalho e produzirem em horários em que rendem mais.

Estudos mostram que as pessoas são mais felizes, saudáveis ​​e produtivas quando se sentem autônomos e donas do próprio tempo. O que converte em mais resultados para as instituições.

Comprometimento
A partir dessa relação de confiança, os profissionais tornam-se mais engajados para entregar suas tarefas no prazo. Pelo fato de adequarem o horário de trabalho à sua realidade, também tendem a faltar e se atrasar menos.

É o futuro
Como falamos acima, a geração mais jovem lista o trabalho flexível como um grande diferencial ao avaliar uma oportunidade de emprego. Então, as empresas que não se adequarem a essa política além de perderem talentos valiosos, também estarão em desvantagem perante ao mercado.

Agora conta para gente: a sua empresa pratica ou já pensou em adotar essa ideia? Uma boa dica é investir em um espaço de trabalho compartilhado alguns dias na semana para seus funcionários testarem esse modelo. Converse a gente e confira nossos planos!

Erica Spengler Dietrich

Publicitária, redatora e coworker do Ace.

VENHA CONHECER O ACE!

+55 (41) 3019-0500

contato@acecoworking.com.br

Nosso Coworking fica na:
Rua Almirante Tamandaré, 500
Alto da Rua XV - CEP: 80045-110