blog
Blog XÔ PROCRASTINAÇÃO. 7 DICAS INFALÍVEIS PARA DEIXAR DE PROCRASTINAR JÁ!
XÔ PROCRASTINAÇÃO. 7 DICAS INFALÍVEIS PARA DEIXAR DE PROCRASTINAR JÁ!
10/10/2019

Sabe aquele relatório que você só consegue começar após uma caprichada xícara de café? Ou aquela olhadinha despretensiosa nas redes sociais no horário de expediente? Pois é, a procrastinação nada mais é que adiar algo que precisamos resolver e priorizar outras atividades (sem importância) no lugar.

Infelizmente essa prática é bastante comum e pode prejudicar muito a rotina no trabalho. Além de comprometer a qualidade das entregas, o hábito de procrastinar gera stress, ansiedade e falta de motivação. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você espantar a procrastinação de uma vez por todas e aprender a otimizar melhor o seu tempo. Olha só:

1. Organize sua pauta semanal
Seguir uma pauta de trabalho é fundamental para priorizar as demandas mais urgentes e não perder tempo com coisas sem importância. 

Outro conselho valioso é: elabore um cronograma para controlar os prazos. Vale colocar alerta no celular, marcar no calendário, na agenda e até o clássico, mas infalível post-it. Sabendo exatamente o deadline de cada etapa de um job, é possível priorizar as atividades que necessitam de uma atenção a mais.

2. Identifique o motivo
Você já parou para avaliar qual atividade incentiva o seu lado mais procrastinador? É importante observar e anotar qual é essa função para criar mecanismos que evitem a interferência na sua concentração. 

3. Uma coisa de cada vez
Querer abraçar o mundo é um prato cheio para procrastinação. Realizar mais de uma tarefa simultaneamente pode até parecer otimização de tempo, mas a verdade é que no fim do dia dificilmente você terá concluído elas com qualidade.

4. Bloqueie estímulos externos
Para quem tem dificuldade de manter o foco, estímulos externos como o celular e redes sociais podem prejudicar ainda mais a produtividade.

Uma dica é manter longe qualquer dispositivo ou atividade que tire sua concentração. Por exemplo, procure manter o seu celular no modo silencioso para não cair na tentação de responder aquela mensagem no WhatsApp que pode esperar!

5. Saiba delegar funções
Que tal quebrar aquele projeto mais complexo em pequenas atividades para serem desenvolvidas por várias pessoas? Pedir ajudar e saber dividir funções são virtudes que só trazem benefícios. Como falamos acima, você não precisa abraçar o mundo sozinho :D 

6. Aprenda a se policiar
Se não contornada, a procrastinação pode se tornar um hábito rotineiro e prejudicar muito a sua carreira. Por isso, preste sempre atenção nos seus atos! Se policie para evitar o desvio de atenção.

Aqui vale pedir ajuda para os colegas e até criar bonificações com você mesmo. Por exemplo: “só vou tomar café depois de fechar essa apresentação.“

7. Invista em um ambiente de trabalho bacana
A gente sabe quantas distrações temos em casa, né? É vizinho fazendo barulho, os pets pedindo atenção, sua cama ali te chamando para uma soneca. Agora, imagina desenvolver projetos com prazos apertados no meio de tudo isso?

Se você tem facilidade para procrastinar, evite associar o seu trabalho com essas situações. Invista em um Coworking com áreas coletivas, salas de reuniões e privativas para focar nas suas demandas.

E aí, gostou das dicas? Se você se identificou com os casos acima, visite o nosso espaço! Aqui disponibilizamos de uma estrutura completa, com internet de alta velocidade, café a vontade, salas de reuniões, de eventos, privativas e outros benefícios pensados para incentivar a sua produtividade!

Erica Spengler Dietrich

Publicitária, redatora e coworker do Ace.

VENHA CONHECER O ACE!

+55 (41) 3019-0500

contato@acecoworking.com.br

Nosso Coworking fica na:
Rua Almirante Tamandaré, 500
Alto da Rua XV - CEP: 80045-110