blog
Blog AUTOCONFIANÇA NO TRABALHO. APRENDA A DESENVOLVER A SUA!
AUTOCONFIANÇA NO TRABALHO. APRENDA A DESENVOLVER A SUA!
23/10/2019

Alguma vez você já deixou de arriscar por medo de não confiar no seu potencial? Ou ainda, se sentiu incapaz de executar alguma tarefa no trabalho? Se a reposta foi sim para alguma dessas perguntas, é sinal de que a sua autoconfiança profissional precisa de um up!

Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, uma pessoa que não acredita na sua capacidade profissional se restringe a se sentir inferior aos outros. Por outro lado, profissionais confiantes, têm iniciativa, sabem o que precisam fazer e aonde querem chegar.

É por essas e outras que a autoconfiança é uma das principais habilidades para quem busca construir uma carreira sólida. E não pense que é uma tarefa fácil! Precisamos entender que a autoconfiança é como um hábito que deve ser exercido diariamente. Com tudo isso em mente, separamos algumas dicas para fortalecer o seu valor pessoal e profissional, olha só:

Procure sempre evoluir
Aprender algo novo, ler diariamente e estar bem informado sobre assuntos do cotidiano e área de atuação, contribui para que profissionais se sintam mais preparados e capazes.

Estar em constante aprendizado é evoluir junto com o mundo. Conhecimento nunca é demais!

Seja proativo e saia da zona de conforto
Passe a prestar mais atenção ao seu redor e entenda as necessidades do seu time. Ao invés de esperar o seu chefe delegar uma função, seja capaz de propor novas ideias e melhorias.

Lembre-se que nada extraordinário vai acontecer na sua zona de conforto! Se abra para novas atividades e desafie-se todos os dias.

Trabalhe sua inteligência emocional
Quantas histórias de sucesso são marcadas por uma continuidade de erros? É importante ter em mente que ninguém é perfeito e são os erros que nos fazem evoluir.

Existem muitos momentos frustrantes e estressantes no meio profissional, mas é fundamental ter controle emocional para lidar com eles e superar as adversidades. Foco no que realmente importa: seu desempenho no trabalho.

Não dê ouvidos aos julgamentos
Um profissional autoconfiante, não é alguém sem medo. Mas sim que acredita na sua capacidade e apesar do medo, encara os desafios sem transparecer insegurança.

Críticas e julgamentos sempre irão existir. Mas é nessa hora que precisamos direcionar as energias para realização de grandes conquistas!

Não se compare
Comparações levam a frustrações. Cada profissional tem sua particularidade, identidade, defeitos e qualidades. Você possui habilidades únicas, e isso o torna um diferencial na equipe.

Faça uma lista de conquistas profissionais
Desenvolva o hábito de toda sexta-feira criar uma lista dos feitos que você realizou ao longo da semana. Isso te fará lembrar do seu valor e irá fortalecer a confiança nas suas aptidões.

Invista em bons relacionamentos
Estar rodeado de boas companhias, colegas que te aceitam, respeitam e agregam sua jornada profissional é essencial para estimular a autoconfiança. No ambiente de trabalho também podemos construir grandes amizades!

E você, tem mais dicas para fortalecer a confiança no office? Compartilhe aqui nos comentários!

Erica Spengler Dietrich

Publicitária, redatora e coworker do Ace.

VENHA CONHECER O ACE!

+55 (41) 3019-0500

contato@acecoworking.com.br

Nosso Coworking fica na:
Rua Almirante Tamandaré, 500
Alto da Rua XV - CEP: 80045-110