blog
Blog MAS AFINAL, QUEM FREQUENTA OS ESPAÇOS DE COWORKING?
MAS AFINAL, QUEM FREQUENTA OS ESPAÇOS DE COWORKING?
22/11/2019

Os métodos tradicionais de trabalho vêm mudando bastante, e os escritórios compartilhados são uma boa solução tanto para empresas que estão aderindo a flexibilidade do trabalho remoto, quanto aos freelancers e profissionais autônomos que já estão na área há algum tempo.

Ao fazer uma breve pesquisa pelos espaços de coworking da sua cidade, você vai reparar que existem locais para todos os estilos. Alguns são mais formais, outros mais despojados, com mobílias divertidas e há ainda aqueles que se posicionam focados somente em aluguel de salas para reuniões ou privativas. Mas com tudo isso em mente, é importante entender quem são as pessoas que habitam esses espaços e como elas vivem o dia a dia dos escritórios compartilhados.

Pensando nisso, o Coworking Brasil realizou uma pesquisa em 2018 com 578 participantes para coletar todas essas informações. Ficou curioso? Então acompanha só:

Perfil dos coworkers
Nesse tópico o equilíbrio de gêneros predomina: 50% homens, 49%, mulheres e 1% outros gêneros. Já a idade média ficou em 33 anos, mas a variação é bem grande.

Existem coworkers de 18 até 60 anos, então, sim, coworking é uma boa ideia para qualquer pessoa!

Área de atuação
Aqui tivemos três campos mais citados: administração e serviços, comunicação e informação, artes e design.

Além disso, a pesquisa também mostrou que a maioria dos coworkers são proprietários de empresas. Já quando o assunto é maturidade dos negócios, existe uma mescla entre grandes empresas trocando o escritório tradicional pelo coworking e empresas que ainda buscam se consolidar no mercado.

Porque escolheram um coworking
Segundo os dados coletados pelo Coworking Brasil, a flexibilidade aparece como item fundamental para a escolha de um espaço colaborativo, assim como a indicação de amigos que já frequentavam esse tipo de local.

Outro dado legal para divulgar é que, depois do home office, os escritórios tradicionais foram bastante citados como o antigo formato de trabalho desses profissionais.

Agora vamos aos números: 79% dos coworkers afirmou que a decisão de mudar para um ambiente compartilhado foi sua, contra 21% de decisões do empregador. Entre os que escolheram o coworking, mas precisavam do suporte financeiro do empregador, 8% conseguiram convencer sua empresa de que essa seria uma mudança positiva.

O que não pode faltar nos espaços
Localização estratégica, estrutura física do espaço e o potencial de networking foram pontos muito comentados pelos entrevistados. Já o preço, por incrível que pareça, foi citado apenas em 4º lugar como fator decisivo.

Os participantes ainda abordaram outros itens essenciais no dia a dia: qualidade da internet, área de convivência bacana, espaço ao ar livre, acesso 24h e estacionamento facilitado, ganham destaque entre eles.

Como é trabalhar em um coworking
Ao que tudo indica, quem escolhe um coworking para chamar de office não pretende trocar esse lifestyle tão cedo, já que a maioria dos entrevistados tem pretensão de permanecer trabalhando no espaço escolhido.

Os dados ainda mostram que os profissionais sabem o nome de pelo menos 12 pessoas no escritório. Ou seja, tudo leva a crer que esses coworkers se sentem integrados em sua comunidade.

Já quando o assunto é networking e fechamento de negócios, aproximadamente 1 em cada 3 pessoas já contratou ou foi contratado por alguém de dentro do coworking. E tem mais, 73% declararam já ter aprendido algo novo com alguém que conheceu no espaço. Bacana, né?

E para concluir, 65% dos participantes não trocariam o coworking por um escritório convencional mesmo se os custos fossem os mesmos.

E aí, você tinha ideia de todos esses fatos? Nosso intuito é sempre difundir a cultura do coworking e mostrar como pode ser maravilhoso escolher esse modelo para sua rotina de trabalho. Quer mais motivos para se tornar oficialmente um coworker? Não perca mais tempo e junte-se a nossa comunidade!

Erica Spengler Dietrich

Publicitária, redatora e coworker do Ace.

VENHA CONHECER O ACE!

+55 (41) 3019-0500

contato@acecoworking.com.br

Nosso Coworking fica na:
Rua Almirante Tamandaré, 500
Alto da Rua XV - CEP: 80045-110