blog
Blog 7 DICAS PARA CRIAR APRESENTAÇÕES INSPIRADORAS
7 DICAS PARA CRIAR APRESENTAÇÕES INSPIRADORAS
23/01/2020

Uma boa apresentação profissional pode ser o fator determinante para o sucesso da sua carreira. Seja para falar de resultados, debater novas propostas, criar um pitch ou qualquer outro conteúdo, é muito importante ter em mente que para uma apresentação chamar atenção, ela deve ser criativa e verdadeiramente impactante.

Esqueça os formatos padrões do PowerPoint, slides cheios de textos e falas sem emoções. Hoje você vai aprender a surpreender sua plateia com uma apresentação inspiradora. Vamos lá?

1. Conheça seu público
Saber com quem você vai falar é o primeiro passo para construir sua estratégia de comunicação. Entenda quais são as expectativas, área de atuação e experiência da sua audiência para definir uma linguagem adequada à ela.

2. Conte uma história
Faça da sua apresentação uma verdadeira história com começo, meio e fim. Compartilhe vivências, experiências reais e se for preciso, vale até inventar personagens.

Conteúdos assim, dinâmicos e irreverentes, tendem a engajar mais a plateia e prender sua atenção.

3. Deixe a criatividade fluir
Pense fora da caixa e surpreenda-se com um mundo de possibilidades que vai além do PowerPoint. Claro que, esse ainda é um dos principais programas para criar boas apresentações, mas, você não precisa ficar engessado somente aos formatos que ele fornece para expressar suas ideias.

Sites como: Canva, Note&Point, Google Fonts e Unsplash são boas dicas de recursos visuais e referências gráficas.

4. Seja objetivo
A máxima "menos é mais" nunca fez tanto sentido aqui! Lembre-se que os slides em uma apresentação servem apenas para guiar o fluxo do discurso, pois a parte mais importante sempre vai ser a fala.

Ou seja, uma apresentação muito complexa e poluída só irá afastar o público. Ao invés de slides com muito textos, procure escolher palavras chaves que servirão como ponto de partida para seu discurso.

5. Inclua estatísticas e citações
Para fundamentar o conteúdo, vale apostar em estatísticas, citações e estudos atuais sobre o tema abordado. Porém, é preciso saber dosar essas informações para não deixar a apresentação impessoal e fria.

A dica acima também vale aqui: menos é mais ;)

6. Aposte em vídeos e imagens 
Nada como expressar ideias e opiniões através de imagens, concorda? Para envolver os telespectadores na sua história, uma dica valiosa é se apropriar da comunicação imagética.

Por exemplo, ao invés de um slide com textos, procure uma única imagem que representa tudo aquilo que você quer passar. Dessa maneira, sua apresentação vai se tornar bem mais impactante. Conte com bancos de imagens gratuitos para captar esse material.

7. Finalize com perguntas
Sua apresentação já está chegando ao fim e para torná-la ainda mais dinâmica, nossa sugestão é abrir um espaço para dúvidas. Assim, você se mostra acessível para esclarecer questões que possam ter ficado confusas durante sua fala.

Agora conta pra gente, você tem algum segredo ou técnica para desenvolver apresentações de impacto? Compartilhe aqui nos comentários!

Erica Spengler Dietrich

Publicitária, redatora e coworker do Ace.

VENHA CONHECER O ACE!

+55 (41) 3019-0500

contato@acecoworking.com.br

Nosso Coworking fica na:
Rua Almirante Tamandaré, 500
Alto da Rua XV - CEP: 80045-110