blog
Blog GUIA DO FEEDBACK CONSTRUTIVO. COMO REALIZAR COM SEUS COLABORADORES?
GUIA DO FEEDBACK CONSTRUTIVO. COMO REALIZAR COM SEUS COLABORADORES?
07/02/2020

O termo feedback é utilizado no mercado de trabalho para caracterizar uma avaliação de desempenho. Podendo ser positivo ou não, ele tem como objetivo desenvolver a equipe e o profissional em questão.

Na teoria parece bem simples, não é mesmo? Mas na prática pode ser bastante desafiador. Isso porque, como falamos acima, o feedback também se refere a atitudes negativas de um colaborador. Por isso, é preciso muita cautela e profissionalismo nesse processo.

Como abordar corretamente certas questões? Com que frequência realizá-lo? Para te ajudar a esclarecer essas e outras dúvidas, preparamos o guia abaixo, olha só:

Por que fazer?
O feedback é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal. Através dele é possível construir uma boa comunicação com os colaboradores, fortalecer relações interpessoais, reduzir conflitos, melhorar o desempenho da equipe, além de aumentar a confiança entre o time.

Quando?
Não existe uma regra, a periodicidade deve ser criada a partir das necessidades da equipe. Porém, especialistas afirmam que quanto mais, melhor.

Para quem?
É importante desmistificar que somente os líderes têm o poder do feedback. Ele deve ser uma via de mão dupla, onde os colaboradores também possam ter o direito de avaliar seus gestores.

Mas após todas essas informações, como então dar um feedback construtivo para sua equipe? Vamos lá:

1. Defina o propósito da conversa
Seja específico, claro e honesto. Exponha as razões para esse bate papo e aonde quer chegar com ele. Se alguma situação ou comportamento isolado for o motivo, certifique-se do fato, não se apoie em julgamentos e deduções.

2. Utilize um tom amigável
Fale de forma colaborativa, positiva e natural. Procure se colocar no lugar do outro e conduza a conversa com empatia. Evite realizar o feedback no momento da raiva.

Vale sempre elogiar os bons feitos do colaborador e seus pontos fortes. Uma boa ideia é utilizar essa regra:
- Mostre o contexto;
- Dê exemplos do comportamento observado;
- Explique quais foram as consequências. Finalize sugerindo mudanças.

3. Se mostre aberto
Procure entender a partir da visão da pessoa os motivos para tal comportamento. Seja prestativo e escute com atenção o que ela tem para falar.

Esteja pronto para mudar de opinião, se necessário.

4. Trace propostas e planos
Peça ideias e soluções. Ao invés de dizer o que o seu colaborador deve fazer, construa junto com ele ações de melhorias. Isso irá impactar na motivação do profissional, além de criar uma relação de confiança com todo o time.

Agora conta pra gente, conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre feedback construtivo? Quais dessas dicas você vai começar a colocar em prática? Conte com o nosso espaço para receber seu time e realizar reuniões de feedback com todo conforto e estrutura necessária. Confira nossos planos.

Erica Spengler Dietrich

Publicitária, redatora e coworker do Ace.

VENHA CONHECER O ACE!

+55 (41) 3019-0500

contato@acecoworking.com.br

Nosso Coworking fica na:
Rua Almirante Tamandaré, 500
Alto da Rua XV - CEP: 80045-110