blog
Blog COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL NA QUARENTENA?
COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL NA QUARENTENA?
08/04/2020

Em tempos de pandemia, nós não aprendemos apenas a lidar com o isolamento social. Estamos aprendendo também, a administrar uma série de sentimentos desafiadores como a ansiedade, angústia, medo, dúvida e stress.

Mesmo antes do Coronavírus chegar por aqui, segundo a OMS, o Brasil já liderava o ranking de país mais ansioso do mundo, com mais de 18 milhões de brasileiros convivendo com essa condição. Nesse período de incertezas, são muitos fatores que podem elevar os níveis de  ansiedade: futuro dos negócios, preocupações com o grupo de risco, idosos muitas vezes sozinhos em casa, entre outros.

Mas então, como passar por essa fase sem causar impactos negativos à saúde mental? Nós separamos algumas atitudes para praticar no dia a dia e amenizar os efeitos da quarentena. Confira a seguir:

Crie uma rotina
Mesmo dentro de casa é importante estabelecer horários fixos para as atividades. Além da rotina ajudar a organizar a mente, ela também evita que você passe o dia todo de pijama, ou sem sair da cama, por exemplo.

Selecione as informações
É importante estar bem informado e a par do que acontece no mundo, porém, uma das principais causas da ansiedade é o bombardeio de informações que recebemos todos os dias.

Durante a quarentena, evite assistir muito noticiário, procure selecionar apenas uma hora do dia para ler sobre a pandemia, racione o tempo nas redes sociais e não propague informações pelo WhatsApp sem ter certeza da sua veracidade.

Infelizmente vivemos na era das fake news e compartilhar certos conteúdos pode contribuir para o aumento dos níveis de stress. Foque em histórias positivas para dividir com sua rede de amigos!

Mexa o corpo
Ao praticar atividade física, o corpo libera endorfina, hormônio responsável pelo bom humor. Além de ajudar na autoestima, também melhora a qualidade do sono e concentração. Ou seja, bons motivos não faltam para se exercitar todos os dias!

Com as academias fechadas, a dica é utilizar aplicativos de treinos ou então recorrer as lives de profissionais da área nas redes sociais. O importante é não ficar parado.

Aposte em exercícios para respiração
Em momentos de tensão o seu corpo reage com falta de ar, coração acelerado e tremedeira? Saiba que esses são sintomas bem comuns e podem ser aliviados através da respiração.

Para esvaziar a mente e voltar a se conectar consigo mesmo, nessas horas experimente realizar 3 ou 4 ciclos seguidos desse exercício:
1. Inspire o ar pelo nariz contando até 4s
2. Segure a respiração por 7s
3. Expire o ar pela boca

Ocupe a mente com livros, séries e filmes
Às vezes tudo o que precisamos é nos desconectar um pouco da realidade e viajar para um mundo totalmente diferente! Nada melhor que assistir um bom filme, ou maratonar a sua série preferida para mergulhar em uma história capaz de acalmar a mente e o coração.

Faça o bem
Nessa fase de quarentena é bem provável que você esteja com o tempo mais livre. Então, por que não ajudar quem precisa? Se ofereça para fazer as compras dos seus vizinhos idosos, incentive o comércio local e procure sempre exercitar a sua empatia.

Praticando boas atitudes, você irá se sentir bem consigo mesmo e terá certeza de que está contribuindo para superar esse momento delicado.

E aí, gostou das dicas? Tem mais alguma sugestão para driblar os efeitos do isolamento social na quarentena? Compartilhe aqui com a gente nos comentários! Lembrando que o nosso coworking segue aberto em meio período (13h às 19h), mas esperamos sua visita quando tudo se normalizar.

Erica Spengler Dietrich

Publicitária, redatora e coworker do Ace.

VENHA CONHECER O ACE!

+55 (41) 3019-0500

contato@acecoworking.com.br

Nosso Coworking fica na:
Rua Almirante Tamandaré, 500
Alto da Rua XV - CEP: 80045-110