blog
Blog PÓS-PANDEMIA: COMO SERÁ A VOLTA DOS COWORKINGS?
PÓS-PANDEMIA: COMO SERÁ A VOLTA DOS COWORKINGS?
15/06/2020

Com a volta do comércio em algumas cidades, os espaços de trabalho compartilhados também se preparam para voltar à rotina. Mas será que os coworkers se sentem seguros para frequentar os espaços? A preocupação com o risco de exposição ao vírus é frequente e, infelizmente, ainda vamos conviver com essa nova realidade por algum tempo.

A verdade é que nada mais será como antes. Novas políticas de convivência, mudanças no layout do espaço e outros cuidados precisarão fazer parte do dia a dia dos coworkings, aliando sempre segurança com o aconchego no ambiente de trabalho. Se você é proprietário de um coworking, ou se frequenta um espaço, confira a seguir algumas medidas que provavelmente mudarão no universo dos escritórios compartilhados:

Nova rotina de limpeza
Será preciso adotar um novo protocolo de higienização nas áreas comuns do espaço. Se antes era realizada uma limpeza comum e periódica, agora uma rotina diária de higienização precisará ser adotada, focando principalmente em pontos de contato como maçanetas, puxadores, mesas, cadeiras e etc.

Inclusive, alguns arquitetos já preveem uma mudança no layout da recepção dos escritórios, com bancadas externas para lavar as mãos, espaços para higienização dos calçados e disponibilização de álcool em gel, máscaras e luvas. Além disso, a limpeza do ar condicionado também deverá ser mais frequente pós-pandemia.

Tecnologias para evitar toques
Alguns especialistas também acreditam que os escritórios pós-pandemia terão novas tecnologias para evitar contato, como por exemplo, utilização de QR Code ou leitor facial para os funcionários acessarem o local.

As mudanças também chegam aos banheiros, onde alguns projetos já preveem acionamento pelo pé para válvulas de descarga e automático para torneiras, saboneteiras e secadores de mãos.

Outra tendência após esse período, segundo profissionais da área, será a melhoria dos equipamentos e sistemas digitais. Tudo isso pensado para trazer mais agilidade e autonomia às reuniões remotas.  

Regras de convivência
Novas medidas para reduzir aglomeração de pessoas serão adotadas. Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns, ilhas de trabalho mais afastadas e cada coworker utilizando sua própria louça durante o almoço, são apenas algumas delas. Mas é claro que tudo isso ficará à critério dos administradores de cada espaço.

Outro ponto importante é a realização de happy hours, confraternizações, palestras e eventos institucionais. Infelizmente, até a chegada de uma vacina ou medicamento eficaz, esses programas precisarão esperar.

Salas de reuniões 
As salas de reuniões têm tirado o sono de muitos proprietários de coworking! Mas alguns arquitetos já buscam criar salas com mesas em "U", que permitem distância de 2 metros entre as pessoas.

Para esses profissionais, os escritórios pós-COVID19 serão mais ventilados, com mais janelas e aberturas para o ar circular. Haverá também mais espaços de convivência para as pessoas se encontrarem fora do home office. 

E aí, o que você achou dessas previsões para um futuro não muito distante? Tem mais ideias para essa nova fase? Vale sempre lembrar que é papel do espaço organizar suas regras e políticas. Aí estão apenas algumas sugestões para você se inspirar! :)

Erica Spengler Dietrich

Publicitária, redatora e coworker do Ace.

VENHA CONHECER O ACE!

+55 (41) 3019-0500

contato@acecoworking.com.br

Nosso Coworking fica na:
Rua Almirante Tamandaré, 500
Alto da Rua XV - CEP: 80045-110