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Blog 4 MOTIVOS PARA EMPREENDER NA CRISE ECONÔMICA
4 MOTIVOS PARA EMPREENDER NA CRISE ECONÔMICA
07/08/2020

Além do agravamento no sistema de saúde, a pandemia do novo coronavírus trouxe um cenário não muito otimista para a economia: demissões em massa, estabelecimentos fechando suas portas, instabilidade entre os investidores e incertezas constantes. Em tempos como esses fica até difícil pensar em empreender, não é?

Mas na verdade, são nos períodos de instabilidade econômica que surgem grandes possibilidades para quem tem uma boa visão de negócio, capaz de identificar as necessidades do consumidor. Quer entender mais sobre o assunto? Confira a seguir os motivos para você investir na crise:

1. Concorrência menor
O cenário de incerteza econômica provoca um certo receio na maioria das pessoas quando o assunto é abrir um novo negócio. Além disso, nesse período, muito estabelecimentos acabam fechando suas portas, o que gera menos concorrência e competitividade. 

Com uma concorrência menor, é possível ter mais tempo para analisar o público e sentir o mercado, visto que uma nova empresa demora em média de 2 a 3 anos para se estabilizar.

2. Crises vêm e vão
Crises não são eternas, a história nos prova isso. Se hoje o mercado não está aquecido, amanhã será diferente. E quando a instabilidade acabar, você terá uma empresa sólida, que conseguiu sobreviver no pior momento.

Ou seja, além de estar à frente dos seus concorrentes, suas chances de receber investimentos e expandir os negócios serão muito maiores.

3. É na crise que surgem boas oportunidades
Com a economia afetada, as pessoas não deixam de consumir certos serviços ou produtos, elas apenas mudam a forma como se relacionam com eles - se reinventam e repensam seus hábitos. Nessa hora, é importante ter um bom faro empreendedor para identificar esses setores e investir neles.

Marcas que criaram novas soluções para pagamentos, transporte, hospedagem e delivery, são apenas alguns exemplos de  pessoas que pensaram fora da caixa e procuraram entender os novos hábitos de consumo.

4. Falhas são mais aparentes
Num cenário de crise, a competência de uma marca é colocada sempre à prova. É preciso ser muito bom no que faz para segurar as pontas sem perder qualidade nos processos.

O problema (ou ponto positivo para quem vai empreender), é que nem todas as empresas conseguem. Por exemplo, se uma loja já apresentava falhas no atendimento, provavelmente em períodos de baixa, ela irá receber ainda mais reclamações. Portanto, se você for atento, pode criar um novo serviço ou produto para solucionar o problema de alguma instituição nesse cenário de crise.

E aí, deu pra perder aquele medo de investir com a economia afetada? Vale lembrar que é essencial estudar muito bem o seu público-alvo e o mercado antes de colocar em prática qualquer ideia de negócio. Você tem mais dicas sobre o assunto? Comente aqui!

Erica Spengler Dietrich

Publicitária, redatora e coworker do Ace.

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