
Os impactos da crise do coronavírus estão afetando tanto a vida pessoal, quanto a vida profissional de muita gente. Ansiedade, medo, estresse, angústia e incertezas são sentimentos que, infelizmente, já fazem parte da rotina de muitos trabalhadores.
Quando deixados de lado, esses sentimentos podem afetar a produtividade e engajamento, resultando na má qualidade do trabalho, erros e consequentemente desmotivação. Nessa hora, mais do que nunca, o gestor tem um papel fundamental: pensar no bem-estar da sua equipe.
É preciso trabalhar a confiança do colaborador e fazer com que ele se sinta parte do sucesso da empresa. Pensando nisso, nós separamos 5 dicas para orientar nessa jornada. Confira:
1. Dê suporte ao seu time
É importante estar atento aos sinais psicológicos da sua equipe. Procure agir com empatia, seja flexível aos modelos de trabalho alternativos e também aos horários das entregas.
Leve em conta a rotina dos trabalhadores que têm filhos pequenos em casa e estão dividindo o tempo entre trabalhar e cuidar das crianças.
2. Estabeleça uma comunicação aberta
Além de agir com empatia, também é muito importante estabelecer um canal de comunicação aberto com o seu time. Converse de igual para igual, esteja disponível e acessível para o que precisarem, desde orientações até uma boa conversa.
Profissionais amparados pelos seus líderes se sentem mais confiantes e responsáveis pelos resultados da empresa.
3. Reconheça os esforços
A valorização pode vir de várias maneiras: através de bonificações, reconhecimento público, agradecimento e muitas outras. O que vale é oferecer oportunidades de desenvolvimento para os seus funcionários e reforçar a importância do trabalho deles para o time.
Os resultados disso? Autoconfiança, motivação e produtividade!
4. Dê feedback construtivos
O feedback faz parte do processo de evolução profissional. Por isso, mesmo durante a quarentena, vale marcar reuniões online com cada um dos seus funcionários para dar um retorno sobre suas atividades.
Lembre-se sempre: bons líderes desenvolvem seus colaboradores para evoluírem como profissionais.
5. Confie na sua equipe
Se a confiança já era essencial antes da pandemia, agora se tornou ainda mais! É importante que, mesmo remotamente, você saiba delegar funções, acompanhar o trabalho do seu time e confiar na capacidade de cada um deles.
Crie um sentimento de troca, transparência de ambos os lados e esteja disposto a sempre ajudar sua equipe.
E aí, você tem mais dicas para manter os colaboradores motivados em tempos de pandemia? Compartilhe com a gente e não deixe de conhecer nosso coworking. Possuímos salas de reuniões, salas privativas e espaços compartilhados para inspirar uma rotina de trabalho mais produtividade.

Erica Spengler Dietrich
Publicitária, redatora e coworker do Ace.
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