blog
Blog COWORKING: UMA TENDÊNCIA PARA EMPRESAS DURANTE E PÓS-PANDEMIA
COWORKING: UMA TENDÊNCIA PARA EMPRESAS DURANTE E PÓS-PANDEMIA
09/10/2020

O início da pandemia trouxe também a implementação do trabalho remoto, modelo que antes era desconsiderado por muitas empresas. Mas agora que os colaboradores já estão voltando às suas rotinas presenciais de trabalho, uma discussão vem sendo cada vez mais frequente nas instituições: qual é o melhor modelo para os escritórios corporativos?

Diante desse novo cenário, já é possível notar algumas modificações no mundo dos negócios: redução do número de colaboradores no mesmo espaço, devolução de salas alugadas e a possibilidade de trabalhar em coworkings por várias regiões da cidade para facilitar a locomoção dos funcionários e também reduzir os custos com escritórios convencionais.

O Banco do Brasil, por exemplo, vai devolver 19 de seus 35 edifícios de escritórios em sete capitais e no Distrito Federal. O Itaú também pretende estender o trabalho remoto e a XP cancelou planos em São Paulo, onde o metro quadrado é mais caro. Ainda sobre ela, a empresa declarou que pretende repensar não somente o modelo de escritório, mas também a dinâmica de trabalho para ser baseada no conceito de fechar contratos em qualquer lugar. Ou seja, esse novo normal já vem se tornando realidade em grandes companhias pelo Brasil!

Uma pesquisa realizada com 3 mil pessoas pela JLL, uma das principais administradoras de escritórios do mundo, mostra que os gestores não associam mais produtividade com a presença de colaboradores nas empresas. O espaço de um negócio é bem mais relevante para promover colaboração (segundo 50% dos entrevistados), agilidade de decisões (48%), atração de talentos e inovação (ambos com 42%). Entre os trabalhadores, a colaboração e o contato humano com os colegas aparecem no topo das prioridades para o trabalho presencial (44%).

Com base nesses dados, os coworkings se mostram opções muito viáveis quando o assunto é economia de tempo e dinheiro, interação e contato com outros profissionais. O momento é de medir produtividade por resultado e não mais por horas trabalhadas!

É impossível prever o futuro, mas analisando todas essas informações e movimentações no mercado, uma coisa nós temos certeza: os modelos de trabalho não serão mais como eram antes da pandemia. E a sua empresa, já está preparada para esse novo normal?

Aqui no Ace possuímos condições especiais para fechar sua sala, contrato flexível, boxes para guardar seus pertences, estacionamento gratuito e toda a estrutura de um office numa localização central. Não perca mais tempo e dinheiro. Conheça o nosso espaço!

Erica Spengler Dietrich

Publicitária, redatora e coworker do Ace.

VENHA CONHECER O ACE!

+55 (41) 3019-0500

contato@acecoworking.com.br

Nosso Coworking fica na:
Rua Almirante Tamandaré, 500
Alto da Rua XV - CEP: 80045-110