blog
Blog A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA AUTOESTIMA NA VIDA PROFISSIONAL
A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA AUTOESTIMA NA VIDA PROFISSIONAL
12/05/2021

Engana-se quem pensa que a autoestima está apenas ligada à aparência. É muito mais do que isso. Na vida profissional, por exemplo, ela é tão importante quanto um currículo repleto de especializações.

Afinal, de nada adianta inúmeras habilidades técnicas, se você não se sente capaz de vencer os desafios que a sua profissão exige todos os dias.

Conhecer a fundo sua personalidade através de técnicas de autoconhecimento é a chave para conquistar mais confiança. Um exercício diário que requer tempo, paciência e muita dedicação. Por isso, não pense que a jornada em busca de uma boa autoestima é fácil e linear.

Mas além do autoconhecimento, existem outras dicas valiosas para te ajudar a deixar de lado as inseguranças e aumentar a autoestima profissional. Vamos saber quais são elas?

Valorize suas conquistas
Desenvolva o hábito de toda sexta-feira criar uma lista dos feitos que você realizou ao longo da semana. Isso te lembrará do seu valor e irá fortalecer a confiança nas suas aptidões.

Para se sentir seguro você precisa ter consciência do seu potencial.

Saiba reconhecer seus erros
Quantas histórias de sucesso são marcadas por uma continuidade de erros? É importante ter em mente que ninguém é perfeito e são os erros que nos fazem evoluir.

Existem muitos momentos frustrantes no meio profissional, mas é fundamental ter controle emocional para superar as adversidades.

Não dê ouvidos aos julgamentos
Um profissional autoconfiante não é alguém sem medo. Mas sim que acredita na sua capacidade e apesar do medo, encara os desafios sem mostrar insegurança.

Críticas e julgamentos sempre irão existir. E é nessa hora que precisamos direcionar as energias para nossos pontos fortes.

Não se compare
Essa é talvez uma das tarefas mais difíceis. Mas lembre-se que comparações levam a frustrações.

Cada profissional tem sua particularidade, identidade, defeitos e qualidades. Você possui habilidades únicas e isso o torna um diferencial na equipe.

Aprenda a dizer não
É essencial saber trabalhar em equipe, mas também é muito importante entender os seus limites e definir até onde você pode chegar para ajudar o time.

Se for preciso, negocie com seu gestor ou no caso de um colega, explique que está sobrecarregado e que não poderá ajudá-lo dessa vez.

Postura sempre confiante
Atitudes positivas aumentam a autoestima no trabalho. Mesmo se surgir dúvidas após tomar uma decisão, mantenha-se firme nas suas convicções.  

E você, já se sentiu incapaz de executar alguma tarefa no trabalho? Já deixou de arriscar por medo de não confiar no seu potencial? Conte com a nossa estrutura para tornar o seu dia a dia profissional mais produtivo. Visite o Ace!

Erica Spengler Dietrich

Publicitária, redatora e coworker do Ace.

VENHA CONHECER O ACE!

+55 (41) 3019-0500

contato@acecoworking.com.br

Nosso Coworking fica na:
Rua Almirante Tamandaré, 500
Alto da Rua XV - CEP: 80045-110