blog
Blog VIDA DE FREELANCER: 6 DICAS PARA COMEÇAR A SUA
VIDA DE FREELANCER: 6 DICAS PARA COMEÇAR A SUA
15/06/2021

As relações com o modelo de trabalho tradicional estão mudando e isso não é novidade para ninguém. Cada vez mais profissionais estão em busca de oportunidades que aliam uma boa remuneração com qualidade de vida. Esse é o seu caso?

A vida de freelancer permite trabalhar por conta própria, fazer seus próprios horários e ainda proporciona uma liberdade criativa maior para os seus projetos. Mas nem tudo são flores! Ser seu próprio chefe exige muita organização e disciplina ao longo da carreira, é preciso planejamento para não deixar que a instabilidade da jornada de freelancer impacte negativamente na sua vida.

Pensando nisso, separamos 6 dicas para te ajudar a alcançar seus objetivos nessa profissão. Olha só:

1. Planeje-se financeiramente
Geralmente quem inicia na vida de freelancer ainda não possui salário fixo e nem uma estimativa de quanto irá faturar. Por isso, coloquei na ponta do lápis todas as suas despesas e prepare uma reserva financeira com uma quantia suficiente para cobri-las por pelo menos 6 meses.  

2. Estipule o valor da sua hora de trabalho
Nessa hora defina uma meta de quanto você precisa ganhar por ano. Converse com outros freelancers da sua área para saber quanto eles costumam cobrar pelo serviço, além de colocar na balança suas despesas com contas, plano de saúde, fundo de previdência, férias remuneradas, cursos e etc.

Aqui você confere mais dicas de quanto cobrar pelos seus jobs.

3. Pague um salário para si mesmo
É importante estabelecer o seu salário descontando os gastos da empresa: conta de internet, deslocamento e impostos. Some todas essas despesas e desconte do seu faturamento bruto.

4. Organize seu espaço de trabalho
Seja em casa ou em um coworking, é muito importante ter um local de trabalho estruturado e organizado para a produtividade fluir. No home office é essencial saber separar as obrigações do trabalho com a rotina da casa. 

Nossa dica é se vestir como se fosse sair para trabalhar e reservar um cômodo para o seu escritório, longe das distrações do dia a dia. Aproveite também para conhecer nossos planos de coworking. 

5. Estabeleça uma rotina de trabalho
Tão importante quanto organizar o seu espaço de trabalho, é estabelecer uma rotina produtiva. Defina um horário para começar e outro para terminar sua jornada de jobs, sem esquecer da pausa para aquele cafezinho.

6. Saiba vender o seu peixe
Invista em marketing pessoal para divulgar os seus serviços. Esteja presente nas redes sociais, crie um site bacana, faça cartões de visita, participe de eventos da sua área e não esqueça do bom e velho networking.

Em um espaço de coworking essa interação é ainda maior, já que você irá dividir o escritório com profissionais de várias áreas. Use e abuse dessa oportunidade para divulgar o seu negócio!

E aí, gostou das dicas? Inicie sua jornada de freelancer aqui no Ace. Venha tomar um café com a gente e conheça nosso espaço! Estamos localizados no coração do Alto da XV com amplo estacionamento gratuito.

Erica Spengler Dietrich

Publicitária, redatora e coworker do Ace.

VENHA CONHECER O ACE!

+55 (41) 3019-0500

contato@acecoworking.com.br

Nosso Coworking fica na:
Rua Almirante Tamandaré, 500
Alto da Rua XV - CEP: 80045-110