blog
Blog CRIATIVIDADE NO TRABALHO: 6 TÉCNICAS PARA EXERCER A SUA
CRIATIVIDADE NO TRABALHO: 6 TÉCNICAS PARA EXERCER A SUA
17/11/2021

Você sabia que hoje, 17 de novembro, é o Dia da Criatividade? Um profissional criativo é alguém que pensa fora da caixa e tem soluções inovadoras para qualquer situação. Ao contrário do que muita gente pensa, essa aptidão não é única e exclusiva de artistas e gênios do empreendedorismo. Para falar a verdade, ninguém nasce exalando ideias incríveis.

A criatividade é uma arte que precisa de muita inspiração e dedicação para fluir. Pensando nisso, que tal treinar o seu lado mais inovador com as 6 técnicas abaixo? Olha só:

1. Crie um ambiente de trabalho motivador
Seja em casa ou no ambiente corporativo, certifique-se de que você está em um espaço confortável, colorido, lúdico e que abrace novas ideias. 

Vale usar e abusar de post-its, planners, frases motivacionais, objetos decorativos, plantas e o que mais a sua imaginação permitir.

Se você deseja sair do home office para refrescar as ideias, saiba que a grande maioria dos coworkings possuem espaços com áreas coletivas e salas privativas para estimular o pensamento criativo.

2. Liberte-se de julgamentos
A única maneira de aprender é cometendo erros. Deixe sua mente fluir e não descarte suas ideias, por mais malucas que elas sejam. Experimente implementar essa cultura no seu time, reúna sua equipe para uma reunião de brainstorming mensal ou semanal e incentive todas as ideias. É assim que as soluções inovadoras aparecem.

3. Veja o mundo fora da sua zona de conforto
Saia da rotina, visite outros países, museus, exposições de arte, converse com pessoas diferentes do seu ciclo profissional e observe tudo que o mundo tem para oferecer.

Quando saímos da zona de conforto, adicionamos na bagagem boas referências e insights. De repente, quando você menos esperar, surge aquele “clique” da ideia perfeita.

4. Invista em treinamentos
Como falamos acima, procure evoluir diariamente. Faça cursos na sua área, incentive treinamentos que desenvolvam o pensamento criativo e estimule ideias divergentes entre a sua equipe.

O profissional criativo precisa estar sempre atento às tendências da sua área de atuação. 

5. Deposite suas energias em soluções
Quando focamos somente na raiz do problema, ele parece muito mais grave do que realmente é, concorda? Pensar em soluções para essas questões é uma ótima maneira de trabalhar a criatividade e positividade.

Comece a depositar suas energias em resoluções e observe que logo essa ação se tornará um hábito natural para você.

6. Escute seu corpo
Existem profissionais que são mais produtivos nas primeiras horas do dia, no entanto, existem aqueles que só conseguem colocar a imaginação para funcionar quando a noite cai. Escute os sinais que o seu corpo dá e use isso ao seu favor.

Se você tem uma rotina de trabalho flexível, procure realizar as tarefas que exigem mais da sua criatividade nos horários oportunos para você.

E aí, gostou das dicas? Se você tiver mais macetes para desenvolver a criatividade, compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Erica Spengler Dietrich

Publicitária, redatora e coworker do Ace.

VENHA CONHECER O ACE!

+55 (41) 3019-0500

contato@acecoworking.com.br

Nosso Coworking fica na:
Rua Almirante Tamandaré, 500
Alto da Rua XV - CEP: 80045-110